quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gaviões da Fiel: Violência nos estádios é provocada pela mídia

Os editores do periódico interno do Grêmio Gaviões da Fiel, na edição de junho desse ano, colocaram parte da culpa pela imagem extremamente negativa das torcidas organizadas no Brasil na mídia. 

A redação do periódico afirmou efetivamente que a responsabilidade pela aversão social vigente por essas organizações é de responsabilidade da imprensa, que mantêm o foco nas notícias ruins e lida com parcialidade com o tema, buscando a audiência que o sensacionalismo oferta. 

Outra reclamação escrita foi sobre a falta de conhecimento daqueles que se ocupam em escrever sobre as torcidas, que não conhecem a história dos clubes nem das organizações, terminando por lançar informações tendenciosas e incompletas na sociedade. Sabemos que a imprensa é mesmo muitas vezes tendenciosa e parcial, e que muitos jornalistas buscam o impacto do sensalionalismo pela auto-promoção e muitas vezes deixam a verdade em segundo plano. 

Mas claro que todos nós brasileiros conhecemos a história recente das torcidas organizadas dos principais times em atuação na primeira divisão do futebol brasileiro. Sabemos das grandes festas, do espetáculo nos estádios, e também dos atos criminosos e de vandalismo praticados por alguns dos seus integrantes. 

E, mesmo que a mídia e a imprensa especializada divulguem em suas meias verdades a parcialidade de atos negativos isolados, essas organizações devotas do esporte mais popular no Brasil deveriam polir mais a sua imagem frente à população e às autoridades esportivas. 

Deveriam manter uma conduta esportiva e mais tolerante nos jogos, e punitiva e implacável frente aos incidentes. Celebrar o esporte, divulgar a desportividade e se opor publicamente aos que fogem a essas práticas, principalmente aos que vestem a mesma camisa. 

Assim, com um pouco mais de organização pública e de educação desportiva, as torcidas organizadas como a Gaviões da Fiel podem, em meio a celebrações e desgraças, manter uma postura séria e respeitada diante de todo o povo brasileiro.